José Buscapé

Porque resmungar é divertido!

Tuesday, August 29, 2006

Custos

(pré-requisito: saber como funcionar o Planning Game do Extreme Programming)

Problema que vejo frequentemente por aí: o sistema está indo razoavelmente bem, então o cliente começa a pedir coisas e mais coisas. Algumas delas fazem sentido, outras são puramente cosméticas ou desnecessárias. O sistema começa a atrasar e o cliente fica bravo porque as funcionalidades agendadas não foram implementadas em tempo... Mas não conta que as coisas que ele pediu consumiram tempo.

Moral da história: um pouco mais de má fama para o nosso lado.

Caso 2: O cliente não tem a menor noção de quanto custa implementar uma funcionalidade. E o pior, não sabemos como mostrar ao cliente esse custo.

Moral da história: o cliente pede e não percebe que está pagando. Efeito colateral: a empresa de desenvolvimento é quem acaba pagando boa parte das funcionalidades. No mínimo, desgastando a equipe com horas extras que poderiam ser facilmente evitadas.

E aí? Como resolver?

Tirei uma boa experiência do XP nesse ponto. Como cada funcionalidade recebe uma estimativa em "unidades de tempo relativo". Bastou medir quantas dessas unidades a equipe fazia por mês e dividir o quanto o cliente pagava no período. Isso dá o custo por unidade. A partir desse momento, cada funcionalidade passa a ter automaticamente o custo assim que recebe a estimativa.

Aí, é questão de receber a requisição, estimar e devolver para o cliente com o custo. Resolve bem:

Exemplo:
Unidades mensais no projeto: 100.
Pagamento mensal (ou parcela): 8.000,00

Qto custa cada unidade? 8K / 100 = 80,00

Chega uma requisição, estimamos ela em 3 unidades. Custo = 80,00 x 3 = 240,00. Uau! Caro!

Simples demais pra servir pra algo? Talvez, mas a precisão é suficientemente boa para dar ao cliente uma noção de custo e simples o suficiente para eu não precisar implementar um processo somente para isso. Um bom custo benefício, diria eu.

Se você pensar um pouco, consegue estrapolar a idéia, calculando seu custo por unidade ou então o custo por hora (baseado em unidades/hora). E, é óbvio, o melhor é que isso dá automaticamente o seu custo por projeto no momento em que a estimativa inicial fica pronta.

Achou falhas na idéia? Ótimo, posta aí. Pra mim, anda funcionando particularmente bem. Posso ser simplório, mas acho que nossa área reclama de barriga cheia, é bastante simples calcular o custo de 90% das coisas que fazemos. O que dá um pouco de trabalho é o ROI, mas com um pouco mais de estimativas dá pra ter uma excelente noção.

Mas aí é outro post.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home