José Buscapé

Porque resmungar é divertido!

Wednesday, August 09, 2006

Programming as a Theory Building

Sempre fiz parte daqueles que acham que o conceito de "fábrica" de software segue um modelo pouco adequado, pra não dizer completamente sem noção. Software não se produz em linha de produção: "Entra requisito, sai programa". Tentativas de fazer isso, principalmente com o objetivo de baratear o "peão-programador", costumam dar muita dor de cabeça (ou não?).

Acredito que, se fosse possível uma comparação, talvez a programação fosse o desenvolvimento do projeto do carro. A produção do carro em si, como tudo mais na informática, é compilação e cópia.

Opinião pessoal: acho que software é o paraíso pra essas coisas. O problema é que a "produção" é tão simples que é difícil evitar que qualquer um faça. E vive la piraterie!

Bom, de volta ao assunto, ontem um colega apresentou um trabalho interessante e se baseou em um artigo de 1985 de Peter Naur (Turing-award 2005, é fraco?!) que expressa a mesma linha de raciocínio.

Então eu fiquei feliz, além de outra meia dúzia de retardado mental com a mesma opinião, tem doutor que pensa a mesma coisa desde o tempo que microcomputador era um teclado conectado na televisão.

O artigo chama-se "Programming as a Theory Building", achei várias referências ao seu conteúdo, mas nada de achar ele online. Finalmente, achei uma referência dizendo que o Agile Software Development do Alistair Cockburn tem uma cópia dele. Maravilha! Dureza é comprar um livro de US$38 + taxa de entrega por que você tem interesse real só em um artigo. Não que o livro seja ruim, deve ser bom, mas comprar ele ia ser efeito colateral do que eu quero.

O ponto agora é tentar juntar todas as referências que eu puder sobre a mesma linha de pensamento e ver o que eu consigo montar. Vamos ver :D

1 Comments:

At 08:08, Anonymous Anonymous said...

Ah, Ronnie! Deixa de ser muquirana, Cockburn é uma excelente leitura por si só. A droga é que agora eu também quero este livro.

Malditos blogs, sabia que deveria parar de ler isso...

 

Post a Comment

<< Home