José Buscapé

Porque resmungar é divertido!

Monday, June 19, 2006

Trabalho em paralelo

Engraçado, não sei o que passa na cabeça do pessoal de TI às vezes.

Quantos de vocês trabalham eme paralelo? Quero dizer, fazem duas ou três coisas "ao mesmo tempo" ou trabalham em mais de um projeto ao mesmo tempo?

Acho que a gente acostuma tanto que o computador consegue lidar com várias coisas ao mesmo tempo que a gente acha que consegue fazer o mesmo. Só que enquanto o processador de um micro fica a maior parte do tempo ocioso, não é nosso caso. Se vc pegar um computador que está trabalhando a 100% de CPU e colocar outra coisa pra rodar junto, ambos os serviços vão demorar o dobro do tempo (ou mais) para serem concluídos. O mesmo ocorre conosco porque, via de regra, não temos tempo "ocioso".

Me lembra um caso que eu gosto de contar: Um antigo chefe meu me chamou na sala dele, me deu um escopo e disse:
"Por alto, quanto tempo você acha que dá pra fazer isso?"...

Perdi uns 15 minutos olhando e falei:
"De um a dois meses".

Ele:
"E esse?"

Gastei mais um tempo olhando e disse:
"É parecido com o primeiro, deve levar mais ou menos o mesmo tempo".

O olho dele brilhou:
"Ótimo! Isso significa que no próximo mês temos tudo pronto, certo?"

Eu:
"???... Não... se cada projeto leva 1 a 2 meses, daqui 2 meses temos um pronto e daqui a 4 meses temos o segundo pronto!"

Ele:
"Mas e se você trabalhar nos dois ao mesmo tempo?"

...

Não sei o que passa na cabeça das pessoas pra conseguir formular uma lógica dessas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home