José Buscapé

Porque resmungar é divertido!

Wednesday, July 19, 2006

Software enterprise vs open source

Um colega no mestrado soltou uma que me fez pensar na última terça:

"Mas o pessoal usa teste de unidade?"

Bom... quem eu vejo usando teste de unidade? Quase todo projeto open source que se preze. Hoje ficou raro você ver bons projetos open source sem teste de unidade. Pelo menos para Java e Ruby. Só olhar no sourceforge e no rubyforge.

E no ambiente corporativo (leia-se "enterprise software"), é muito raro, praticamente inexistente. A prática tem que ser "provada" para entrar em um ambiente enterprise :p

Conclusão: Você paga caríssimo por um "software enterprise" e ele não tem o mínimo de qualidade que um open source (frequentemente gratuito) pode ter... :|

Ah tem? Me mostrem seus testes então. :) Ahhhh... sei... QA, teste manual, claro, claro, muito confiável, completamente independente de falha humana, executado do começo ao fim sempre que existem alterações. É... como não pensei nisso, bobo eu.

2 Comments:

At 08:16, Anonymous Anonymous said...

Eu tenho observado um padrão onde não se usa teste unitário porque 99% da lógica da aplicação ainda fica em coisas grotescas como EJBs e Actions, totalmente dependentes de frameworks e infra-estrutura. O custo de rodar um testezinho não compensaria o teste.

Untestable by design.

 
At 07:30, Blogger Unknown said...

"Untestable by design"... taí uma idéia pra que pode render mais algumas reclamações da minha parte :D

 

Post a Comment

<< Home